Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A compaixão como forma de auto-proteção

Ir para baixo

A compaixão como forma de auto-proteção Empty A compaixão como forma de auto-proteção

Mensagem  Lovely Seg 22 Ago 2011, 10:07

Os sentimentos nobres são fundamentais para a auto-determinação das pessoas. Auto-determinação significa a capacidade de ser ela própria, sem copiar modelos externos.

Estes modelos externos podem ser roupa, modo de falar ou se comportar, sentimentos, pensamentos, etc.

Ou seja, quem não prioriza os sentimentos nobres tende a copiar modelos externos.

Este processo é mais fácil de ver em adolescentes que formam grupos, todos vestidos da mesma forma, com o mesmo estilo de roupa, etc. Nesta idade, este fenômeno não é totalmente inadequado.

Nos adultos, o mais comum é a mimetização de sentimentos e pensamentos. É muito MAIS FÁCIL COPIAR O NEGATIVO. Por isto os jornais de tv, rádio ou em papel, estão lotados de negatividades. Algumas explícitas, outras disfarçadas.

A função destas notícias é despertar nas pessoas "indignação", insatisfação, tristeza, desestímulo, desesperança, etc. Pessoas sem energia tendem a aceitar passivamente o que acontece e tendem a seguir modelos externos.

Os sentimentos nobres bloqueiam esta carga de negatividade, evitam julgamentos preciptados, e dão paz interior para buscar soluções. A mente se torna menos reativa e mais reflexiva, menos cansada e mais ativa.

Vamos a um caso: o conhecido ministro Antônio Palocci ficou várias vezes mais rico. Tinha um patrimônio de R$350 mil, agora tem um patrimônio de mais de R$8 milhões. Em quatro anos, quando era deputado, prestou serviços para empresas.

Como é político todo mundo já desconfia. Eu também! A imprensa, por interesse econômico dos donos dos jornais, querem que nós passemos da desconfiança para o julgamento. Não poupam esforços para negativizar a situação cada vez mais.

No Brasil tem muita corrupção, ele é político, portanto é possível que tenha algo errado com os negócios pessoais dele. Neste momento deveria entrar a compaixão - a decisão de não julgá-lo sem ter provas. Esta decisão não é para ser bonzinho com o atual ministro. É PARA SER BONZINHO CONOSCO.

A compaixão evita que sejamos inundados por negatividades, que nosso dia-a-dia fique pior, que nossa mente se canse, e que sejamos feitos de bobos em um jogo político onde só tem lobo querendo comer os cordeiros, que somos nós.

A compaixão permite a paz, e a paz nos permite RACIOCINAR melhor. Desta forma não copiamos modelos externos, nos centramos em nós mesmos - onde Deus habita e onde temos recursos pessoais essenciais.

Vou dar como exemplo uma notícia: uma das acusações é sobre uma empresa que recebeu a restituição do imposto de renda. Segundo os jornais e os políticos da oposição, o dinheiro foi liberado através de tráfico de influência. Agora a fala do dono da empresa: "Depois de três anos esperando a devolução do meu próprio dinheiro, entro com mandato, o juiz aceita e libera o nosso e mais 3.900 outras empresas", respondeu o empresário pelo Twitter. "E vem uma notícia que liberei em 44 dias por causa de influências Superiores. É abusar da ignorância alheia", confirmou. (fonte: Brasil Econômico) Neste caso, obviamente, não tem trambicagem.

Qual é a estratégia dos jornais? SATURAR a mente das pessoas com qualquer notícia ruim (mesmo que seja falsa), qualquer informação é mostrada negativamente, numa sequência de negatividades que acaba dominando a mente das pessoas. O objetivo: que as pessoas não pensem, e sigam os interesses de quem faz a campanha de notícias negativas.

Observe bem: não defendo político nenhum. O site Psicologia racional tem outra função. Em um mundo onde o negativismo é usado para tudo, este blog é uma gotinha na luta contra este fato. Não somos um site de política, somos um site que quer mostrar como os sentimentos e pensamentos podem ser usados para gerar o bem ou o mal.

Portanto, quem aprende a usar a compaixão possui mais paz de espírito e desta forma consegue raciocinar melhor e ser mais ativo.


"Seja a compaixão! Incondicionalmente, não direcionada, não endereçada. Assim você se torna uma força curativa nesse mundo miserável.

Não pense só em você! Sua evolução está intimamente ligada ao amor incondicional"!

Osho


Fonte: psicologiaracional.com.br/2011/05/compaixao-como-forma-de-auto-protecao.html
Lovely
Lovely

Mensagens : 13
Data de inscrição : 21/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos