MEDITAÇÃO - UMA NOVA OPÇÃO!

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Mensagem  Marcela em Qua 18 Maio 2011, 22:30


COMO MEDITAR?

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Não se pode encarar a meditação como uma corrida. Ao meditar, você aprende a desfrutar cada segundo do processo, sem pensar no resultado final. Foque-se num melhoramento incremental. Talvez o seu objectivo possa ser aumentar em 10 segundos por dia no seu tempo de meditação. Esta é apenas uma das muitas formas de progredir.


ELIMINE DISTRAÇÕES

Primeiramente devemos escolher um local silencioso, arejado e limpo. O quarto de dormir é o ideal.
Depois devemos nos acomodar em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover.
Pode-se se sentar com as pernas cruzadas ao estilo oriental ou deitar-se com a barriga para cima, as pernas esticadas e os pés unidos.

ORGANIZE-SE


Esse tempo será só seu, então disponha de um tempo em seu dia só para ela. Lembre-se sempre quando medita é uma forma de mostrar para o seu corpo que está tudo bem e não existe cura quando estamos tensões e com preocupações martelando nossas cabeças

CONCENTRES-SE

Nas primeiras sessões, a sua mente vai tender a complicar-lhe as coisas. Assim que esteja estabelecida(o), pense em algo em que se consiga concentrar, como a sua respiração, os seus músculos ou, por exemplo, uma vela. Há quem use música calma ou reprodução de sons da natureza. O importante é que a sua escolha lhe permita concentrar-se e não pensar em nada mais.

DEIXE OS PENSAMENTOS PASSAR

No início, os seus pensamentos parecerão quase caóticos e vai achar que se está a deixar levar por eles, perdendo todo o sentido da meditação. Aceite que este facto é normal e só com tempo de treino vai conseguir minimizar estes picos. É, por isso, perfeitamente normal. Leve a sua consciência de volta ao ponto onde estava e vá fazendo isto sempre. Com o tempo, diminuirá os pensamentos caóticos e notará que consegue controlar melhor a forma como quer que a sua mente funcione. Isto é meditação.

COM O PASSAR DO TEMPO
Não se pode encarar a meditação como uma corrida. Ao meditar, você aprende a desfrutar cada segundo do processo, sem pensar no resultado final. Foque-se num melhoramento incremental. Talvez o seu objectivo possa ser aumentar em 10 segundos por dia no seu tempo de meditação. Esta é apenas uma das muitas formas de progredir.

TIRE SUAS DUVIDAS
Com que regularidade devo meditar?


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Não existe uma regra absoluta. Se apenas conseguir meditar uma vez por dia, não há problema. O importante é criar a rotina. Comece com uma vez por dia e depois veja se naturalmente se sente bem em tentar duas vezes por dia. Por quanto tempo devo meditar? Pode meditar entre 5 minutos e o tempo que quiser. Comece devagar e mantenha-se confortável. É importante que no início tenha séries de pequenas experiências positivas. Não adianta estar 2 horas a meditar em esforço, só vai fazer com que desista mais depressa. E se eu adormecer? Se tiver por hábito praticar meditação deitada(o) e adormecer todas as vezes, deve considerar fazê-lo sentada(o). Se adormece sempre significa que não está a meditar corretamente.
Meditar está a provocar-me dores no corpo.
Se tem por hábito meditar sentada(o) e com uma má postura, o seu corpo acabará por reagir e isso provocará inquietude – uma distracção no processo de meditação. Se a dor não for intensa, aprenda a lidar com ela e aceite-a. É uma boa oportunidade de observar o que se passa com o seu corpo, incluindo aprender a lidar com sentimentos desconfortáveis. À medida que o tempo passa, será cada vez mais fácil de ignorar e saber aceitar estas sensações.
Como devo sentir-me quando medito?
Cada pessoa tem sensações diferentes quando medita. Passado algum tempo de incluir esta rotina na sua vida, vai começar a sentir-se contente, em paz e feliz. Aceite o facto de no início achar que a sua mente está um autêntico caos. Não desista e acredite que é uma questão de tempo persistência até começar a tirar partido desta actividade.
Devo fechar os olhos?
Pode meditar com os olhos abertos ou fechados. Em geral, é recomendado meditar-se com os olhos fechados, pois ajudá-la(o)-ão a concentrar-se na sua respiração, por exemplo. Mas se preferir concentrar-se em algo externo, como por exemplo uma árvore, uma flor, umas plantas, ou o mar, faça-o. Lembre-se que a meditação é suposto ser uma actividade divertida, faça aquilo que sentir que é bom para si.

Cada pessoa deve praticar a meditação (ou qualquer outra prática) respeitando seus limites, ou seja, começar praticando por pouco tempo e, gradativamente, ir aumentando o tempo da prática. Se forçar a concentração por longo tempo logo de início, pode ser que ocorram dores de cabeça ou mesmo tontura. (Não se assuste isso é uma reação normal).


Última edição por Marcela_Moderadora em Ter 24 Maio 2011, 00:18, editado 3 vez(es)
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Mensagem  kell32 em Sex 20 Maio 2011, 22:14

MARCELA,

SEI QUE MEDITA É IMPORTANTE. MAS QUANDO TEREI TEMPO??
ENTRO NO QUARTO PRA MEDITAR, E TEM BARULHO DE ONIBUS, PELA MANHA BARULHO DE NOVO,RS
QUAL MELHOR HORÁRIO PELO DIA???
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Mensagem  Marcela em Sab 21 Maio 2011, 02:22

Kell o horário onde e como é com você amiga, onde você consiga liberar sua mente para relaxar. Hoje existem muitas técnicas que conduzem o estado meditativo (livros, gravações, vídeos que são transmitidas por meditadores mais experientes). No inicio quando não se tem muito tempo de meditação esses artifícios contam muito. Pessoas que não tem o costume de meditar tem muita dificuldade em meditar em lugares com qualquer barulho que possa tirar a concentração, outras pessoas que já praticam a meditação a muito tempo conseguem meditar em qualquer lugar, qualquer hora e em qualquer situação até mesmo no meio de um transito por exemplo. Bem no começo que comecei a meditar usava audios ( Louse Hay, Dr. Lair Ribeiro que em breve teremos aqui no site) como tinha muita dificuldade em me concentrar porque na minha rua o barulho também é muito grande, passei todos os meu audios para meu celular (ou mp3) colocava os fone no ouvido, assim só escutava o que havia no audio. Foi assim que ''aprendi'' a meditar. Com o passar do tempo tirei os fones mais continua com os audios. Os barulhos da rua já não era mais problema pois quando me concentrava era como se eles se desaparece-cem. Aprendi a meditar nas madrugadas onde o barulho é menos. Hoje medito todos os dias mais muitas vezes não uso mais os audios consigo meditar a tarde por exemplo porém tenho muito pela frente ainda. Te recomendo a fazer isso ajuda bastante. A meditação é um processo de auto-conhecimento que demora um tempo para se atingir um nível alto. Quando chegamos a esse ponto na meditação é como se nós conhecermos o nosso mestre interior, muitas pessoas os vem de varias formas, uma luz, um homem de idade com uma grande barba etc... É esse mestre que nós respondera todas as perguntas será o nosso conselheiro. Boa Sorte! Very Happy
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